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Muitas vezes me perguntei o motivo que leva a grande maioria dos lojistas a negligenciar sua vitrine. Empresários que se dispõe a pagar 3 ou 4 mil reais por mês para anunciar a marca da sua loja em um painel ou outdoor, não fazem uso do espaço externo da vitrine como ferramenta de marketing.

Você já se perguntou o que faz um cliente parar e olhar a sua vitrine ou a da loja vizinha?
Você já parou para observar quantos clientes param na frente da sua vitrine por dia?
E, dos que param, quanto tempo costumam ficar em média olhando para ela?
E, dos que ficam olhando, você sabe quantos entram em média em sua loja? A vitrine é uma das ferramentas mais poderosas para atrair um cliente para o seu estabelecimento.

O homem começou a comprar
por um ato de sobrevivência. Na Idade Média, quando o comércio adquiriu um perfil mais parecido com o que conhecemos hoje, as pessoas compravam o que não podiam produzir basicamente para comer e se vestir. Não podiam escolher os fornecedores de comida e roupa porque não havia opções.

Hoje, as pessoas compram muito menos por necessidade e muito mais para preencher necessidades de consumo que pouco ou nada tem a ver com sobrevivência. Ninguém morre de frio se não comprar o último lançamento em jeans; ninguém morre de fome se não experimentar o novo sabor da pizza congelada. Basicamente, a diferença é o excesso de oferta. E é num cenário de excesso de oferta – e de promoções – que a sua loja precisa se sobressair.

Então, saber quantos clientes param defronte a sua vitrine, quanto tempo ele fica olhando para ela e quantos destes clientes entram na sua loja é fundamental. Porque fazer com que o número de “olhantes” e o número de “entrantes” aumente é não só possível como indispensável para aumentar a sua venda.

Se, de cada 10 clientes que para na sua vitrine, 2 costumam entrar e 1 costuma realizar uma compra, e você conseguir aumentar esse número em 1 pessoa, você estará aumentando sua venda em 50%. Já pensou nisso?

Minha dica de como fazer isso:

  • faça esse trabalho durante uma semana, todos os dias.
  • Escolha pelo menos 3 horários diferentes para fazer a observação: um pela manhã, um próximo ao horário do almoço e um a tarde.
  • Se for possível, faça em mais horários, mas faça a observação em todos os horários que você escolher todos os dias durante uma semana inteira, para poder fazer comparações posteriores.
  • Anote o máximo possível de informações: número de pessoas que pararam defronte a sua vitrine, sexo, idade (aproximada, faça isso por faixas etárias), se estava sozinha ou acompanhada e o perfil do(s) acompanhante(s).
  • Observe o que mais chamou a atenção desta pessoa na sua vitrine.
  • Anote se ela entrou na loja e se efetuou compra.
  • Se possível, anote o que foi comprado e o valor da compra.
  • Se tiver tempo, procure conversar com algumas dessas pessoas depois que elas tiverem olhado a vitrine (ou entrado na sua loja e efetuado a compra).
  • Descubra o que chamou a atenção dela na sua vitrine.
  • Peça sugestões, escute e anote. Não esqueça de agradecer a preciosa informação que seu cliente se dispôs a lhe fornecer.

Está achando complicado? Pois este é mais um desafio dentre tantos que você já enfrentou para manter sua loja funcionando e faturando. Considere a possibilidade de aproveitar a sua equipe de vendas para ajudá-lo nesta tarefa. Eles podem, por exemplo, ficar responsáveis pelo questionamento do cliente sobre o que chamou sua atenção na vitrine. Não esqueça que todas as informações coletadas devem ser anotadas, com dia e hora, para facilitar a tabulação das informações. Ao final de uma semana, você terá em mãos uma base de dados gerenciáveis para orientá-lo em importantes decisões em relação a sua vitrine, que comentaremos no próximo post.